Passo a passo da Acreditação
1. O diretor do hospital solicita a avaliação.2. O planejamento da avaliação é feito ¿sob medida¿, com base nas características do hospital.3. Ocorre a primeira avaliação, quando é verificada a conformidade da estrutura, dos processos e dos resultados obtidos pelo hospital, comparados com padrões pré-estabelecidos.4. Os avaliadores fornecem ao hospital um relatório de decisão preliminar, baseado em seus achados durante a avaliação. Esse relatório é enviado ao Comitê de Acreditação, que tem entre suas atribuições, a aprovação do relatório e a outorga da acreditação.5. O ciclo de acreditação tem a duração de três anos ¿ seis meses antes da data de seu término, a agência acreditadora notifica a instituição, com vistas à realização de nova avaliação para reacreditação e um novo ciclo tem início.
1. O diretor do hospital solicita a avaliação.2. O planejamento da avaliação é feito ¿sob medida¿, com base nas características do hospital.3. Ocorre a primeira avaliação, quando é verificada a conformidade da estrutura, dos processos e dos resultados obtidos pelo hospital, comparados com padrões pré-estabelecidos.4. Os avaliadores fornecem ao hospital um relatório de decisão preliminar, baseado em seus achados durante a avaliação. Esse relatório é enviado ao Comitê de Acreditação, que tem entre suas atribuições, a aprovação do relatório e a outorga da acreditação.5. O ciclo de acreditação tem a duração de três anos ¿ seis meses antes da data de seu término, a agência acreditadora notifica a instituição, com vistas à realização de nova avaliação para reacreditação e um novo ciclo tem início.
Para obter o certificado de Hospital Acreditado, o hospital deve demonstrar conformidade significativa com um manual de padrões:
-
desenvolvidos por especialistas em saúde dos cinco continentes;
-
criados por profissionais que atuam especificamente no setor saúde;
-
testados em todas as regiões do mundo;
-
aplicáveis de forma individual nas organizações de saúde;
-
desenhados para estimular e dar suporte continuado as ações de melhoria da qualidade;
-
criados para promover a redução de riscos para pacientes e profissionais;
-
adaptáveis ao contexto das crenças, valores, cultura e legislação das diferentes regiões e paises do mundo e
-
voltados para a garantia da segurança do paciente.
Com a Acreditação
Internacional, as instituições têm acesso a uma variedade de recursos e
serviços de uma rede Internacional, incluindo:
-
um sistema internacional de avaliação de qualidade baseado no benchmarking entre as instituições participantes do programa;
-
estratégias para redução de riscos e táticas para prevenir eventos adversos;
-
acesso a uma fonte de dados sobre boas praticas;
-
um informativo internacional editado pela JCI;
-
eventos promovidos pela JCI e seus parceiros nas principais regiões do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário